Descoberta
O vocalista enfrentava o diagnóstico do câncer inguinal desde outubro de 2022. No ano passado, Anderson anunciou que havia se curado. Meses depois, a doença voltou e ele teve que retomar o tratamento.
Foto: Márcia Piovesan
O que é a doença
O câncer inguinal é um tipo raro de tumor que se desenvolve nos gânglios linfáticos da região da virilha, podendo ser primário ou secundário.
Foto: Canaltech
Sintomas
Os sintomas são variados, mas podem ser apresentados como nódulos indolores na virilha e aumento dos gânglios linfáticos na região. Dor ou inchaço na perna ou na virilha também são sinais, além de formigamento ou dormência na perna ou na virilha. Perda de peso sem causa aparente é um fator associado.
Fadiga.
Foto: Freepik
Diagnóstico
O diagnóstico desse tipo de tumor é realizado por meio de biópsia (uma coleta da lesão para análise laboratorial). Também pode ser realizado, a princípio, por ultrassom ou tomografia computadorizada (TC).
Foto: Freepik
E o tratamento?
Segundo especialistas, o tratamento pode ser diferente de acordo com o tipo de câncer e o estágio em que ele se encontra. Em alguns casos, é possível fazer quimioterapia e radioterapia. Já em outros, faz-se necessário a imunoterapia ou cirurgias.
Foto: Freepik
Você sabia?
Alguns produtos químicos podem aumentar o fator de risco de alguns tipos de câncer. Confira:
Foto: Receita Toda Hora
Siga o Byte
Acompanhe outras curiosidades sobre ciência no Byte.
Foto: Flipar