O que é?
Uma tempestade solar é uma explosão de partículas carregadas e superaquecidas em uma mancha solar, na superfície do Sol.
Foto: Flipar
Causas
Uma das causas são as manchas na superfície, que provocam as erupções solares. Elas soltam radiação no espaço e podem interagir com o campo magnético da Terra.
Foto: Flipar
Ejeções de massa coronal
Outro motivo para que ocorram tempestades são as ejeções de massa coronal, que ocorrem quando há a liberação de um grande volume de plasma ou partículas da coroa solar.
Foto: NASA/GSFC/SDO
Energia magnética
Essas as partículas viajam em altíssima velocidade e também emitem energia magnética, que causam interferência no campo magnético terrestre.
Foto: Flipar
Auroras
A depender da intensidade da tempestade solar, elas podem causar apenas a aparição de aurora nos polos. Elas acontecem como consequência da proteção que o campo magnético da Terra exerce sobre o planeta
Foto: Flipar
Consequências das tempestades
As tempestades solares podem causar perturbações nas comunicações via satélite, sistemas de navegação por GPS, redes elétricas e até mesmo em equipamentos eletrônicos.
Foto: Flipar
Perigos
As partículas solares liberadas durante tempestades podem ser extremamente prejudiciais. A exposição de um humano a essas partículas pode danificar cromossomos, causar câncer e outros problemas de saúde.
Foto: Flipar
Siga o Byte!
Confira mais notícias sobre ciência, tecnologia e inovação no Byte
Foto: Flipar