O que funciona no skincare segundo a ciência

Todos querem pele perfeita, mas alguns cuidados não passam de mitos

Foto: pexels

Hidratação

A pele precisa sempre estar hidratada. No entanto, pessoas com a pele oleosa devem usar produtos específicos. Às vezes, pacientes confundem essas características: dá para ter uma pele ressecada e oleosa ao mesmo tempo.

Foto: pexels

Protetor solar

Se você está em casa ou vai dar uma volta ao ar livre, use protetor solar. Isso é imprescindível para todos os fototipos de pele (brancos e negros). É importante consultar um dermatologista para escolher o melhor tipo para sua pele.

Foto: freepik

Retire a maquiagem

Dormir de maquiagem faz mal: lave bem o rosto e faça uma higiene completa antes de deitar. Isso evita a obstrução dos poros, o que pode levar a formação de comedões, o surgimento de acne e/ou irritações na pele.

Foto: pexels

Esfoliação

Este é um passo importante para a skincare, mas cuidado: não é recomendável fazer o uso de produtos em excesso e nem várias vezes, pois reduz a barreira protetora da pele.

Foto: pexels

Lavar demais é ruim

Se você pensa que higienizar a pele várias vezes ao dia é o melhor a se fazer, enganou-se. Isso pode levar a ressecamentos e acabar com sua proteção natural. É importante também usar um sabonete específico para a face.

Foto: pexels

Espinhas

Querer espremer as espinhas pode parecer bobo, mas é um risco para a saúde da sua pele. Isso pode expor seu rosto a bactérias debaixo da unha — algo que pode causar uma inflamação maior, inchada e dolorida.

Foto: pexels

Ácidos

Eles são ótimos aliados nos cuidados com a pele, promovendo a renovação celular, clareando manchas e reduzindo acnes. No entanto, podem ter efeito contrário se mal aplicados. A dica é sempre procurar um especialista.

Foto: pexels

Siga o Byte!

Gostou? Que tal ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre ciência e tecnologia? Segue a gente!

Foto: pexels