Disponibilidade
O aplicativo Celular Seguro será lançado ainda nesta terça-feira (19) e estará disponível para download na Play Store (Android) e App Store (iOS).
Foto: Canva
Principal função
Em busca de reduzir a frequência dos crimes de furto no Brasil, o Ministério da Justiça e Segurança Pública produziram o aplicativo em conjunto.
Foto: Governo Federal
Como funciona?
O app facilita o bloqueio rápido do aparelho celular, assim como linha telefônica e aplicativos bancários em caso de roubo ou furto.
Foto: Pexels
Cadastro
Usuários cadastram seus telefones em telefones de pessoas confiáveis, que podem realizar o bloqueio de forma segura caso sejam roubados.
Foto: Governo Federal
Bloqueio de chip
Por meio do aplicativo, também será possível bloquear o chip, impedindo o recebimento de mensagens de texto, como códigos de segurança.
Foto: Canva
Governo tem parcerias
O app, com a colaboração de entidades e empresas como Anatel, Febraban, ABR Telecom e bancos brasileiros, tem potencial para futuras expansões.
Foto:
Operadoras podem se juntar
O Governo Federal ainda deseja aumentar as parcerias envolvidas com o Celular Seguro para as operadoras, oferecendo ainda mais proteção.
Foto: Canva
Complementaridade com autoridades
Apesar da existência do aplicativo, ele ainda não substitui a necessidade de comunicar às autoridades e operadoras sobre o roubo.
Foto: Canva
Por que foi criado?
O projeto é discutido desde agosto de 2023, em resposta ao aumento significativo (16,6%) nos casos de furtos e roubos de celulares no último ano.
Foto: Pexels
Principais lugares dos furtos
São Paulo e Bahia estão entre os dois estados com o maior índice de furtos de celulares no país.
Foto: Canva
Siga o Terra Byte
Fique por dentro das principais novidades do mundo da tecnologia com o Terra Byte!
Foto: CANVA