Qual a diferença entre pilha recarregável e comum?
Apesar de uma durar mais que a outra, ambas têm um ponto em comum
Foto: Roberto Sorin/Unsplash
Uma recarrega, a outra não
Para começar, vamos dizer o óbvio: uma pilha recarregável pode ser reenergizada mais de uma vez por seu portador, com um aparelho compatível. Já uma pilha comum vem com uma carga de fábrica e precisa ser descartada logo após sua energia acabar.
Foto: Daniele Franchi/Unsplash
Como é a pilha por dentro
A energia fornecida por uma pilha vem da conversão de energia química em elétrica. As pilhas de zinco e alcalinas estão entre as mais utilizadas em aparelhos domésticos, em diversos tamanhos e formatos (AAA, AA etc.).
Foto: John Cameron/Unsplash
A pilha comum: vida curta
A pilha comum tem um material chamado dióxido de manganês (MnO2). Quando ele acaba, deixa de gerar corrente elétrica para o aparelho, e portanto, deve ser descartada. Isso também vale para a maioria das pilhas alcalinas, mais eficientes que as mais simples.
Foto: Mohamed Abdelghaffar./Pexels
A pilha recarregável: usamos de novo...
Já as pilhas ou baterias recarregáveis são compostas de níquel-cádmio ou íon-lítio, materiais que permitem a recarga. Durante a carga, o metal do cátodo ligado ao lítio se oxida e migra para o eletrodo de carbono. Na descarga, o inverso acontece, com os íons voltando ao cátodo.
Foto: John Cameron/Unsplash
...mas não duram para sempre
Quem já teve uma pilha recarregável sabe: por mais que elas sejam uma mão na roda, começam a perder a eficiência depois de uma certa quantidade de recargas. Aí o jeito é descartá-las também.
Foto: Hilary Halliwell/Pexels
Por que não duram?
Mesmo as pilhas/baterias recarregáveis sofrem com a perda da capacidade de armazenamento de seus compostos químicos. As fabricantes costumam indicar o tempo útil ou número de recargas que o produto pode sofrer (geralmente é de 400 a 1.000 vezes).
Foto: Mika Baumeister/Unsplash
Lixo eletrônico
Lembre-se de que tanto as pilhas comuns quanto as recarregáveis geram lixo eletrônico após o fim de sua vida útil. E precisam ser descartadas corretamente em locais indicados em lojas e shopping centers.
Foto: Freepik
Veja também
Saiba o que é a energia solar e conheça seus tipos e benefícios.
Foto: American Public Power Assotiation via Unsplash
Siga Byte
Acompanhe o portal de ciência e tecnologia do Terra para mais curiosidades!
Foto: Racool_studio/Freepik