Calor demais
Para quem vive em um país tropical, a quentura já faz parte da rotina. No entanto, o calor excessivo pode ser sinal de distúrbios metabólicos ou da presença de doenças.
Foto: freepik
É preciso atenção
Não há um padrão para pessoas que sentem mais calor do que outras. Mas em alguns casos isso pode acontecer devido às alterações hormonais de períodos do sistema reprodutivo, tanto da mulher quanto do homem.
Foto: pexels
Calor feminino...
Nas mulheres, no período de menopausa é comum que o corpo sinta alterações nos níveis hormonais (principalmente a queda do estrógeno). E o sintoma mais comum é a sensação de calor excessivo no corpo.
Foto: freepik
...e masculino
Ao longo da vida do homem, sobretudo a partir dos 30 anos, começa a ocorrer uma leve queda na produção da testosterona. Essa situação, chamada de andropausa, intensifica as ondas de calor.
Foto: freepik
Em outros casos
Ainda assim, se você não está na menopausa ou andropausa, alguns fatores que podem levar ao excesso de calor são doenças, segundo a Associação Nacional de Atenção ao Diabetes.
Foto: freepik
Disfunções hormonais
Pessoas com hipertireoidismo, fibromialgia, anidrose, diabetes mellitus ou hipogonadismo, por exemplo, podem apresentar mudança de temperatura e sensação de calor incomum.
Foto: freepik
É possível evitar muito calor?
O calor excessivo é um sintoma e não uma doença, então não existe “tratamento preventivo”.
Foto: freepik
Consulte um médico
No entanto, algumas ações como acompanhamento com endocrinologista e, claro, hidratação, são sempre as melhores recomendações.
Foto: Portal EdiCase
Veja também
De acordo com o relatório da ONU, as mudanças climáticas podem atenuar o calor em algumas regiões.
Foto: Canaltech
Siga o Byte!
Gostou? Que tal ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre ciência e tecnologia? Segue a gente!
Foto: unsplash