Alerta para temporada de Lonomias!
O Instituto Butantan emitiu um alerta, nesta semana, sobre o início da temporada de Lonomias no Sul e Sudeste do Brasil. A espécie vive em bando, aglomeradas em troncos de árvores frutíferas.
Foto: Wikimedia Commons
Envenenamentos aumentam no verão
Segundo o instituto, no verão aumenta a incidência desta espécie, uma vez que elas se procriam no período de calor e chuvas. No Brasil, os registros de envenenamento por Lonomia predominam entre janeiro e abril.
Foto: Canaltech
Lonomia oblíqua
Ocorrem cerca de 500 a 1000 envenenamentos por ano no país. E esta espécie de lagarta é a de maior importância médica no Brasil.
Foto: Deutsche Welle
Sintomas em caso de acidente
Dentre os sintomas causados pela interação com o animal, estão: sensação de queimação, dor forte e imediata, mal-estar generalizado e sangramento na gengiva, nariz e urina. Podem-se apresentar também manchas escuras no corpo.
Foto: Flipar
Pode ser mortal
Em casos graves, o veneno presente nas cerdas da lagarta pode provocar alteração na coagulação e hemorragia, podendo levar até à morte se o paciente não for tratado rapidamente com o soro antilonômico.
Foto: Intituto Butantan
Disponível no SUS
O antiveneno é produzido pelo Instituto Butantan desde 1996 e está disponível gratuitamente em todo o território brasileiro pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Foto: Poder360
Como identificar a espécie?
Elas têm coloração marrom-esverdeada, listras castanho-escuras e padrões brancos em forma de U distribuídos por todo o corpo, além de diversos espinhos verde-claros – é por esses dispositivos que elas inoculam seu veneno.
Foto: Intituto Butantan
Siga Byte!
Na editoria Byte, do portal Terra, você confere as principais notícias sobre tecnologia, ciência e inovação. Acompanhe!
Foto: Rafael Fernández Caballlero/UPY 2024