Como assim?
Dependendo de alguns fatores como posição e velocidade, o tempo parece se mover mais rápido ou mais devagar para nós em relação a outros em uma parte diferente do espaço-tempo.
Foto: nasa
Dilatação gravitacional do tempo
O tempo parece se mover mais devagar perto de objetos massivos porque a força da gravidade do objeto dobra o espaço-tempo. Isso significa que o tempo flui mais lentamente à medida que a gravidade aumenta.
Foto: nasa
Dilatação do tempo de velocidade relativa
Aqui, o tempo se move mais devagar à medida que o objeto se move mais rápido. Como enviar um relógio para o espaço e manter um igual na Terra — o que viajou para órbita volta atrasado em relação ao terrestre.
Foto: nasa
Tempo e velocidade juntos
O que acontece com astronautas em órbita: eles flutuam a cerca de 418 km acima de nós, onde a atração gravitacional da Terra é mais fraca do que no solo. O tempo deve acelerar para eles em relação às pessoas aqui.
Foto: Canaltech
Mas…
A estação espacial em que residem também está girando em torno da Terra a cerca de 8 km/s. Logo, o tempo também deve desacelerar para os astronautas em relação às pessoas na superfície.
Foto: nasa
Então…
Como as duas dilatações ocorrem simultaneamente, a do tempo de velocidade tem um efeito maior do que a do tempo gravitacional, então os astronautas acabam envelhecendo mais lentamente do que as pessoas na Terra.
Foto: nasa
Quase imperceptível
Após passar seis meses na Estação Espacial Internacional, os astronautas envelheceram cerca de 0,005 segundos a menos do que o resto de nós.
Foto: Unsplash
Siga o Byte!
Gostou? Que tal ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre ciência e tecnologia? Segue a gente!
Foto: nasa / unsplash