Por que carros elétricos têm nomes estranhos?

Veja explicações de nomenclaturas inusitadas

Foto: Divulgação

Toyota bZ4X

Alguns modelos de carros são verdadeiras "sopas de letrinhas". Nesse Toyota, "bZ" significa “beyond zero” (abaixo de zero, no português), por não emitir poluentes. O 4 é de tração nas quatro rodas; e o X indica o formato de crossover.

Foto: Divulgação

Honda e:Ny1

O “e” sinaliza que o modelo é elétrico; o “Ny” sintetiza New you (novo você, em português); e o “1” significa que este é o primeiro modelo da nova série.

Foto: Divulgação

Kia EV6

"EV" é a sigla mais usada para carros elétricos no inglês (eletric vehicles).

Foto: Divulgação

GMC Hummer EV

O mesmo vale para o modelo Hummer da GMC (sigla do nome da montadora, General Motors Company ou Corporation).

Foto: Divulgação

ID.4

De acordo com a Volkswagen, "ID. significa design inteligente, identidade e tecnologias visionárias. Nesse processo, ID não é uma abreviação de um determinado termo, mas representa simbolicamente as várias propriedades unidas nesses veículos."

Foto: Divulgação

Reconhece?

A nova Kombi ID.Buzz ganhou destaque com a recente campanha estrelada por uma Elis Regina recriada com inteligência artificial.

Foto: Divulgação

Mas e a Tesla, hein?

A prática, todavia, não é regra. A marca de Elon Musk, por exemplo, prefere se ater a nomenclaturas mais simples: Model S, Model X, Model Y e Model 3.

Foto: Divulgação

Antes de ir...

Os carros elétricos podem contribuir para amenizar as mudanças climáticas do planeta ao trocarem o combustível fóssil pela energia limpa. Mas as baterias de lítio também trazem problemas ambientais por trás de sua produção.

Foto: Divulgação/Rivian

Siga o Byte

Gostou? Que tal ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre ciência e tecnologia? Acompanhe o Byte nas redes!

Foto: Unsplash