Misteriosos
Os gatos são animais cheios de mistérios e lendas urbanas, desde as sete vidas até o fato de energizarem o ambiente. Mas, uma das características mais curiosas dos felinos pode ser explicada pela física.
Foto: Portal EdiCase
Investigação
Em 1894, o fisiologista francês Étienne-Jules Marey usou uma técnica fotográfica para obter uma série de imagens que documentaram um gato caindo e virando para pousar com segurança em seus pés.
Foto: BBC News Brasil
Observe bem
A sequência de fotos em alta velocidade, reproduzidas na revista Nature dois anos depois, mostra o gato solto com as pernas apontando para o céu e pousando suavemente de quatro. O que explica esse movimento?
Foto: BBC News Brasil
Objetos em rotação
Em uma publicação da Universidade de Santa Clara, pesquisadores dizem que algumas questões físicas e fisiológicas podem explicar por que gatos caem em pé.
Foto: Portal EdiCase
Por exemplo...
O momento angular do gato — isto é, a posição que ele alcança ao cair — depende da taxa de rotação, quantidade de massa e em que momento a massa está próxima ao eixo de rotação.
Foto: Portal EdiCase
Radar
Samuel Teófilo, médico veterinário da Petz, disse em artigo que o motivo da queda em pé do gato é a presença de uma espécie de “radar” em seu organismo.
Foto: Mega Curioso
Precisos
“A partir desse mecanismo, o pet consegue direcionar suas patas em direção ao solo e cair com suavidade”, afirmou o veterinário.
Foto: Portal EdiCase
Equilíbrio
A transmissão das mensagens nervosas entre os olhos, ouvidos, músculos e articulações ocorre tão rapidamente que faz com que o animal tenha equilíbrio.
Foto: Portal EdiCase
Suavidade no impacto
Para garantir que caia em pé, é necessário que a queda lhe dê tempo suficiente para se equilibrar. A coluna tem um papel importante: o veterinário explica que “as vértebras são mais maleáveis, ajudando no impacto”.
Foto: Mega Curioso
Siga Byte!
Tudo sobre ciência, tecnologia e inovação você confere diariamente no Byte, do portal Terra!
Foto: Tecmundo