Como era antes
Era possível fazer a troca da bateria em casa mesmo. Para isso, bastava comprar uma bateria avulsa em uma assistência técnica ou loja especializada.
Foto: Reprodução
Fácil de alcançar
Nos celulares mais antigos, a bateria era acoplada na parte traseira do aparelho, geralmente coberto por uma capa de plástico. O item era de fácil remoção. Com isso, era só abrir e fazer a troca do componente.
Foto: Reprodução
O que mudou?
Os anos 2000 ficaram para trás. Com isso, os modelos atuais não permitem mais a troca manual da bateria. Isso porque os smartphones apostam em mais funcionalidades e design mais leve e compacto.
Foto: pvproductions via Freepik
Computadores móveis
Com a evolução, os celulares deixaram de ser apenas um item para chamadas de voz; agora o aparelho tem inúmeras funções. Com isso, a durabilidade das baterias precisaram ser ampliadas e inseridas na parte interna do telefone.
Foto: Canaltech
Laser
Atualmente, também é impossível abrir o aparelho manualmente sem danificá-lo. Alguns modelos precisam de uma máquina de laser para remover a capa traseira.
Foto: Reprodução/ConecteInfo
Vale a pena fazer a troca da bateria?
Sim, especialistas indicam que sai muito mais barato trocar a bateria do que adquirir um novo aparelho. Além disso, uma nova bateria pode melhorar o desempenho do celular.
Foto: Flipar
Quando fazer a troca?
Caso você note que a bateria teve queda acentuada na durabilidade; não carrega mais 100%; começa a esquentar muito; e o aparelho começa a travar mesmo tendo espaço na memória; então pode valer a pena investir em uma nova peça.
Foto: Freepik
Siga Byte!
Curiosidades, atualizações e análises sobre ciência e tecnologia você encontra aqui no Byte, do Terra.
Foto: Flipar