O que é
Considerada um fenômeno da natureza, a aurora boreal se origina a partir da força dos ventos solares em contato com o campo magnético terrestre.
Foto: Flipar
Ou seja
Ocorre após a interação entre partículas carregadas do Sol e o campo magnético. O choque dessas partículas na nossa atmosfera colidem com átomos e moléculas, gerando essa luz extraordinária.
Foto: unsplash
Por que não ocorre no Brasil?
Essa resposta tem a ver com a geografia e a física do planeta. O fenômeno ocorre principalmente nas regiões polares da Terra, próximas aos círculos polares Ártico e Antártico.
Foto: Flipar
Polos
A concentração de aurora boreal nas zonas polares se dá pela orientação do campo magnético da Terra nessas regiões. As linhas de campo magnético convergem em direção aos polos, gerando um caminho para as partículas interagirem com a atmosfera.
Foto: Canaltech
Latitudes baixas
No Brasil, as características atmosféricas não favorecem a ocorrência do fenômeno. O país está localizado em latitudes mais baixas, afastado das zonas polares onde as interações com as partículas solares são mais intensas.
Foto: Flipar
Vista no no Hemisfério Sul
Segundo o Observatório Nacional, mesmo que a aurora tenha sido visível na Austrália, “a região brasileira fica muito distante para se observar esse tipo de fenômeno luminoso”.
Foto: Flipar
Antes de ir
roras boreais serão melhores nos próximos cinco anos , entenda:
Foto: Bons Fluidos
Siga Byte!
No Byte você encontra as principais notícias sobre ciência, tecnologia e inovação. Acompanhe!
Foto: Flipar