Por que o celular esquenta?

Aparelho aquecido pode apresentar riscos; veja como evitar

Foto: Canaltech

Alerta

O calor excessivo pode danificar o aparelho e prejudicar o desempenho, com consequências para a vida útil da bateria, sinal mais fraco, interrupção de funções e execução mais lenta de alguns apps.

Foto: Flipar

Motivos do aquecimento

Dentre os motivos para o seu celular começar a esquentar de repente, os especialistas destacam: falhas no sistema operacional, chamadas telefônicas prolongadas, bateria com defeito e vírus no aparelho.

Foto: pvproductions via Freepik

E tem mais

Aplicativos rodando em segundo plano, apps que exigem muito do processador, Papéis de parede animados em 3D e Restaurações de sistema a partir de backups também podem agravar a situação.

Foto: Minha Vida

Como evitar

Não deixe muitas funções desnecessárias ativadas. Funções como bluetooth, dados móveis, GPS e Wi-Fi podem consumir muitos recursos do aparelho, causando um possível aquecimento.

Foto: Boa Forma

Se liga!

A Apple, por exemplo, sugere que os dispositivos com iOS sejam utilizados em temperaturas com ambiente entre 0 e 35 °C. Deixar um dispositivo exposto à luz solar ou em um ambiente muito quente, como um carro fechado, podem gerar problemas com superaquecimento.

Foto: Canaltech

Antes de ir

Por que o carregador esquenta quando o celular está carregando? Confira no link abaixo:

Foto: Flipar

Siga Byte!

Na editoria Byte, do portal Terra, você acompanha as principais notícias e novidades sobre ciência, tecnologia e inovação.

Foto: Canaltech