Por que o som do trovão é tão intenso e como ele se propaga?

Mesmo distante do local, o barulho pode pode ser ouvido a quilômetros

Foto: Flipar

Entenda

A luz que vemos durante uma tempestade é o raio ou o relâmpago – que significam a mesma coisa. Já o barulho, que vem logo depois, é o trovão.

Foto: Poder360

Por que vemos a luz primeiro?

Nós vemos a luz do raio primeiro porque a velocidade da luz é mais rápida que a do som, mesmo propagada no ar.

Foto: Canaltech

Explosão

Agora que você já sabe a diferença, precisa saber que o raio aquece o ar ao seu redor a temperaturas extremamente altas, causando uma expansão rápida e explosiva. Com isso, uma onda de choque se propaga a velocidades supersônicas, criando o som estrondoso do trovão.

Foto: freepik

Vibração no ar

A onda de choque do raio vibra as moléculas de ar ao longo de seu caminho, intensificando o som. Isso propaga em todas as direções, criando o som que ouvimos.

Foto: freepik

Mas a distância influencia

A intensidade do trovão, no entanto, diminui com a distância do raio. Isso ocorre porque a onda de choque se dissipa à medida que se propaga pelo ar.

Foto: BBC News Brasil

Propagação em ondas

O som do trovão se propaga em ondas sonoras, que são vibrações mecânicas que se movem através do ar. Elas consistem em compressões e rarefações do ar, que se movem em todas as direções a partir da fonte do som.

Foto: freepik

E a velocidade do som?

A velocidade do som no ar é de aproximadamente 340 metros por segundo. Isso significa que o som do trovão viaja a uma distância de 1 quilômetro em cerca de 3 segundos.

Foto: freepik

Outra influência

O som do trovão pode ser refletido por objetos no ambiente, como montanhas ou edifícios, criando ecos. Eles podem prolongar o som do trovão e torná-lo ainda mais intenso.

Foto: freepik

Gostou?

Já que estamos falando de tempestades, raios e trovões, quer saber por que chove tanto no verão do Brasil? Confira aqui.

Foto: BRUNO ESCOLASTICO/E.FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Siga o Byte

Se você quer aprender mais sobre física, então acompanhe o Byte e descubra um universo de curiosidades.

Foto: Porto Alegre 24 horas