Por que os astronautas não podem pousar em Saturno?

Um dos planetas com características mais fascinantes não entra na "rota" das viagens espaciais. Veja razões

Foto: Flipar

Por você vou roubar os anéis de Saturno...

Disse Rita Lee na canção "Desculpa o Auê". Apaixonada por astronomia, a cantora despertou ainda mais o fascínio pelo planeta com anéis. Mas, na realidade, Saturno ainda é pouco explorado.

Foto: Veja Rio

Distância

O primeiro fato que dificulta a exploração de Saturno é a distância do planeta em relação à Terra. Ele está a cerca de 1,2 bilhão de quilômetros de nós.

Foto: Portal EdiCase

Longa jornada

Fazendo uma projeção com as tecnologias que temos à disposição hoje, uma viagem da Terra a Saturno levaria, em média, oito anos para ser concluída.

Foto: Flipar

Riscos para a tripulação

Além de a jornada ser extremamente longa, os astronautas que se aventurassem a explorar Saturno poderiam sofrer com a exposição à radiação cósmica.

Foto: Canaltech

Afinal, por que não podem pousar?

Os riscos você já conhece, mas, há um simples motivo pelo qual os astronautas não poderiam pousar em Saturno: não há onde!

Foto: Nasa/Unsplash

Calma, vamos explicar

Saturno é um “gigante gasoso”, isso significa a inexistência de uma superfície sólida. É um corpo celeste formado basicamente de hidrogênio e hélio.

Foto: Flipar

Temperatura

O principal motivo, então, seria um solo inadequado para o pouso. Porém, apesar da distância do Sol, Saturno tem temperaturas de até 15.000 ºC, impossível para a sobrevivência humana.

Foto: Canaltech

Pressão atmosférica

E se o peso da atmosfera sobre a superfície do planeta é de 1 bar na Terra, em Saturno esse valor é de 1 milhão de bar. Ou seja, astronautas seriam esmagados imediatamente.

Foto: Flipar

Antes de ir

Por que o planeta Mercúrio está diminuindo? Confira no link abaixo.

Foto: Canaltech

Siga Byte!

As principais notícias sobre tecnologia, inovação e ciência você confere na editoria Byte, do portal Terra!

Foto: Flipar