Já ouviu falar que os gatos “amassam pãozinho”?
O movimento de amassar é aquele em que os gatos massageiam um objeto com as patas dianteiras, para frente e para trás, uma de cada vez.
Foto: Vecteezy
Por que eles fazem isso?
Cientistas que analisam o comportamento dos gatos consideram que essa ação das patas pode ser sinal de que o animal está relaxado e feliz. E é completamente normal.
Foto: freepik
Marcar o território
Afofar lugares que considera seu ativa glândulas em suas patas liberando um odor, o que sinaliza para outros gatos que o lugar tem dono. E vale para marcar o dono dele também.
Foto: Vecteezy
Teoria baseada na relação mãe-filhote
O movimento estaria associado à sucção, pois ajuda a estimular o leite da mãe gata por meio da liberação de ocitocina.
Foto: freepik
Como o hábito vai para a fase adulta?
A causa é a neotenia, ou seja, quando o animal mantém seus traços físicos ou comportamentais juvenis na idade adulta. Isso ajuda a socializar com humanos e outros gatos ou animais da casa.
Foto: freepik
Amassar para comunicar
Os gatos têm glândulas odoríferas nas almofadas das patas. Ao amassar, liberam feromônios, usados como mensagens químicas para comunicar, primeiro com a mãe, e como apaziguador na fase adulta.
Foto: freepik
Quando o costume pede cuidado?
Se o amassar (ou a sucção) ocorrer de modo compulsivo ou machucar as patas ou outras partes do seu gato, pode ser sinal de que esteja estressado ou com dor. Vale visitar o veterinário.
Foto: freepik
Siga o Byte
Quer saber mais sobre os felinos e outros campos da ciência? Vem com a gente!
Foto: pixabay