Por que os gatos saem correndo após usar a caixa de areia?

Seu gato vira o Ligeirinho depois de usar a caixa? Entenda os motivos

Foto: Portal EdiCase

Pets

Gatos são parceiros dos humanos há milênios. No Antigo Egito, eles eram venerados, assim como na China. Os bichanos são muito peculiares e não há dúvida nisso.

Foto: Portal EdiCase

Corrida

Uma dessas características únicas é que, às vezes, eles saem correndo após fazer cocô. Pode ser engraçado e incômodo ao mesmo tempo, visto que eles podem levar areia para a casa toda.

Foto: Portal EdiCase

Mas o que acontece?

Enquanto não há um motivo específico para esse comportamento, há algumas teorias.

Foto: Portal EdiCase

Euforia

Uma das teorias é que os gatos se sentem muito bem depois de fazer cocô. Isso acontece por conta do nervo vago dos bichanos, que passa por todo o corpo deles. Com o estimulo desse nervo, há essa "descarga" de energia.

Foto: Awebic

Instinto

Nesse misto de emoções, também existe a possibilidade do gato se sentir ameaçado, um instinto que vem dos ancestrais selvagens.

Foto: Portal EdiCase

Medo

No caso, os gatinhos enterram fezes e urina (por isso a caixa de areia em casa), para eliminar quaisquer rastros. Por isso, sair correndo faria sentido, já que eles estariam teoricamente vulneráveis aos predadores.

Foto: Flipar

Problemas de saúde

Em geral, esse comportamento é normal e não indica problemas. Porém, se seu gatinho tem outros comportamentos fora do comum, como evitar a caixa de areia, é recomendado conversar com um veterinário.

Foto: Flipar

Siga o Byte!

Quer ver mais notícias e curiosidades de animais? Acesse o Byte agora!

Foto: Flipar