Por que os gatos se assustam com pepinos?

Vídeos que viralizaram na web mostrando reação dos animais não devem ser copiados, diz especialista

Foto: Portal EdiCase

Que história é essa?

Há algum tempo, vídeos viralizam na internet mostrando a reação de gatos ao se depararem com um pepino no chão. A cena era muitas vezes criada pelos próprios tutores dos animais.

Foto: Reprodução

Reação

Os vídeos mostravam que, ao se depararem com um pepino, os gatos davam pulos assustados. E, muitas vezes, corriam apavorados para se esconder.

Foto: Freepik

Instinto felino

O pulo do gato — que pode atingir mais de um metro — é uma reação comum que vem de milhões de anos de evolução de sua espécie. O pulo faz com que os animais escapem de seus predadores.

Foto: Portal EdiCase

Por que se assustam?

Em entrevista ao Byte, o veterinário especialista em comportamento animal Alexandre Rossi explicou que o animal confunde o pepino com um predador.

Foto: Freepik

Parece uma cobra

A estrutura longa e fina do pepino pode remeter a uma cobra, na visão dos animais. O susto se torna maior se o fruto foi colocado sorrateiramente, ou seja, apareceu de repente, como os predadores fazem.

Foto: Freepik

O que os gatos pensam:

"Tanto rato quanto cobra podem machucar um gato. Instintamente, quando ele vê algo mais ou menos nesse formato e que não estava lá antes, é algum animal que está chegando de maneira muito silenciosa e sorrateira", explica o veterinário sobre a percepção dos gatos.

Foto: Portal EdiCase

Não faça isso com os gatos

Segundo o veterinário, deve-se evitar ficar produzindo propositalmente emoções negativas nos animais, que podem trazer desconforto e medo ao pet. Então, não tente reproduzir em casa esta brincadeira de mau gosto.

Foto: Portal EdiCase

Falando em gatos...

Se você é gateiro ou gateira com certeza já sabe que os felinos adoram ficar dentro de caixas. Mas, você sabe por quê?

Foto: Portal EdiCase

Siga Byte!

Ama animais? Aqui no Byte trazemos curiosidades do reino animal, falamos de ciência, tecnologia e inovação. Acompanhe!

Foto: Portal EdiCase