Por que os morcegos dormem de cabeça para baixo?
Mamíferos estão entre os animais mais antigos da Terra
Foto: Wirestock via Freepik
Assustadores?
Eles têm uma aparência estranha e causam medo em muitas pessoas, mas é importante lembrar que são essenciais para o meio ambiente. É possível encontrar morcegos em todo o planeta, menos nos polos. Porém, a maioria vive nas Américas do Sul e Central.
Foto: Flipar
"Jardineiros"
Eles são importantes para a preservação das florestas, já que podem espalhar sementes por centenas de quilômetros por seus excrementos! Como as abelhas, os morcegos também são polinizadores.
Foto: Flipar
Hibernação
A espécie apresenta muitas curiosidades, por exemplo, a hibernação! Em locais e épocas com baixa oferta de alimentos, os morcegos conseguem hibernar por três meses até que o tempo melhore e eles voltem a encontrar presas e frutos.
Foto: Flipar
Cobertor natural
Nesse período de sono profundo, eles reduzem a temperatura corporal e os batimentos cardíacos para sobreviver. Eles se enrolam nas asas para manter o corpo aquecido enquanto dormem. Fofos, vai?
Foto: Flipar
Afinal, por que dormem de cabeça para baixo?
Por instinto de sobrevivência! Os morcegos diminuem a possibilidade de serem predados, especialmente quando estão hibernando ou durante a reprodução, quando estão mais vulneráveis.
Foto: Wirestock via Freepik
Posição estratégica
De cabeça para baixo, eles se encontram em uma posição ideal para alçar voo caso precisem agir rápido. Diferente das aves, os morcegos não conseguem se lançar no ar; o animal precisa se lançar de um lugar alto para poder voar.
Foto: Flipar
Sem incômodos
Eles possuem adaptações fisiológicas que permitem que fiquem pendurados sem nenhum esforço. Suas artérias e veias fazem com que o sangue circule para cima, mesmo quando estiverem de cabeça para baixo.
Foto: Canaltech
Antes de ir!
Gostou do conteúdo? Então venha descobrir outras diversas curiosidades sobre os morcegos:
Foto: Mega Curioso
Siga Byte!
Na editoria Byte, do portal Terra, você confere as principais notícias sobre tecnologia, ciência e inovação. Acompanhe!
Foto: Jon Anderson/UPY 2024