Por que os olhos têm cores diferentes?
Verde, azul, preto, castanho.... Como a ciência explica essa diferença
Foto: Yan Berthemy/Unsplash
Genética
A cor dos olhos é uma característica genética herdada de nossos pais. Ela é determinada pela quantidade de melanina presente na íris, a parte colorida do olho.
Foto: Saúde em Dia
Melanina
A melanina é um pigmento que também determina a cor da pele e dos cabelos. Quanto mais melanina na íris, mais escuros serão os olhos.
Foto: iStock
Variações
As cores mais comuns dos olhos são castanho, verde, azul e cinza. No entanto, existem outras cores menos comuns, como âmbar e violeta.
Foto: Alto Astral
Tonalidades
A cor dos olhos também pode ser influenciada pela quantidade de luz que é refletida pela íris. Isso pode explicar por que os olhos podem parecer mais claros ou mais escuros em diferentes condições de iluminação.
Foto: Flipar
Heterocromia
Algumas pessoas têm olhos de cores diferentes, uma condição conhecida como heterocromia. Isso pode ser causado por fatores genéticos, doenças ou traumas.
Foto: Saúde em Dia
Outros fatores
A quantidade de melanina na íris pode diminuir com o tempo, o que pode fazer com que os olhos fiquem mais claros com a idade. A exposição excessiva ao sol pode aumentar a produção de melanina na íris, o que pode fazer com que os olhos fiquem mais escuros. Algumas doenças também podem mudar a coloração.
Foto: Alto Astral
Siga o Byte
Se você gosta de curiosidades que a ciência pode te responder, então siga o Byte.
Foto: Portal EdiCase