Por que Pernambuco tem tantos ataques de tubarão?
Estado registrou 62 incidentes nos últimos 100 anos
Foto: Sylke Rohrlach from Sydney, CC BY-SA 2.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0>, via Wikimedia Commons
Números chamam atenção
Pernambuco é o estado brasileiro que mais registrou ataques de tubarão em toda a sua história. Segundo o Arquivo Internacional de Ataques de Tubarão, foram 62 incidentes desde 1931. São Paulo, 2º colocado da lista, teve 11.
Foto: Reprodução/Florida Museum
Por que isso acontece?
Existem algumas razões que explicam a alta incidência no estado e, principalmente, na capital Recife. Segundo especialistas, a primeira delas tem a ver com a geografia do lugar.
Foto: Wikimedia Commons
Caminho atrativo
Uma espécie de banco de areia natural se estende no mar, a cerca de 1 km do litoral do Recife. Entre a praia e o banco, forma-se um canal profundo, para o qual tubarões são atraídos devido à facilidade de se conseguir alimentos.
Foto: Albert Kok, CC BY-SA 3.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0>, via Wikimedia Commons
Polêmica
A criação do porto Suape, ao sul do Recife, também é atribuída por alguns pesquisadores ao aumento repentino de ataques que ocorreu nos anos 90.
Foto: Wikimedia Commons
Seguindo embarcações
Segundo a hipótese, mais tubarões foram atraídos pelos alimentos e dejetos jogados no mar pelas embarcações que começaram a circular pela região graças ao empreendimento.
Foto: Photographer: Richard Ling <wikipedia@rling.com>, CC BY-SA 3.0 <http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/>, via Wikimedia Commons
Siga o Byte!
Gostou? Que tal ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre ciência, tecnologia e inovação? Segue a gente!
Foto: Raul, CC BY 2.0 <https://creativecommons.org/licenses/by/2.0>, via Wikimedia Commons