Por que um elefante perde o equilíbrio com uma venda nos olhos?
Esses animais dependem de sinais visuais para manter o ritmo consistente dos seus passos, diz novo estudo
Foto: Reprodução/Biology Letters
Equilíbrio?
Um animal robusto, forte, que pode pesar 3 toneladas. Você já imaginou um elefante perdendo o equilíbrio? Um estudo recente publicado pela Biology Letters mostra a influência que a visão tem sobre o animal.
Foto: Flipar
Cuidado com quedas
Um tropeço ou queda pode resultar em ferimentos graves. “Quanto maior você é, mais forte você cai”, disse John Hutchinson, especialista em locomoção de grandes animais do Royal Veterinary College, na Grã-Bretanha. “Se um elefante cair, estará em apuros.”
Foto: Flipar
O estudo
A pesquisa sugere que o feedback visual ajuda os elefantes a cronometrar seus passos. Bastou animais treinados em Hollywood, um conjunto de vendas enormes e o ato de - com cuidado - desequilibrar um dos maiores mamíferos terrestres do planeta.
Foto: Flipar
Cuidados com os animais
“Nossos elefantes andavam devagar, muito devagar”, disse ao New York Times Max Hutchinson, coautor do estudo. “E eles foram guiados por amigos e por seus treinadores. Portanto, havia risco absolutamente zero de eles caírem. Caso contrário, eu nunca teria feito o experimento.”
Foto: Reprodução/Biology Letters
Resultados
Os elefantes completaram um mínimo de 10 testes de caminhada com e sem visão, para comparar os resultados, que apontaram que eles precisam de feedback visual (uma informação que consegue capturar visualmente do seu ambiente) para ajustar o movimento de seus corpos.
Foto: Word Animal Protection
Desequilibrados
Ao contrário dos humanos, os elefantes são geralmente ativos em condições de pouca luz. Mas as bandagens parecem desconcertá-los, fazendo com que o ritmo dos seus passos se torne mais errático, diz o estudo.
Foto: Flipar
Experimento amplia tratamentos
Veterinários e cuidadores poderão usar a análise de marcha para monitorar a saúde dos elefantes, disse Hutchinson, pois as passadas irregulares mostram sinais de problemas neurológicos ou musculares. “Aumenta a nossa caixa de ferramentas para cuidar dos elefantes”.
Foto: Unsplash
Siga Byte!
Ciência, inovação, tecnologia e novas pesquisas você acompanha diariamente aqui no Terra Byte!
Foto: Flipar