Você é o que você come
A alimentação influencia e muito nas nossas vidas, e se nutrir de escolhas erradas pode ter um preço alto. Doenças hepáticas, renais, cardíacas e oncológicas podem ser impulsionadas por uma má dieta.
Foto: unsplash
Aos fatos
Uma alimentação inadequada pode ser responsável por até 20% dos casos de câncer em países em desenvolvimento como o Brasil, e por até 35% das mortes pela doença.
Foto: unsplash
Conhecer e prevenir
Mas calma! Sabendo os alimentos com maior potencial de causar câncer, você pode se prevenir melhor e se cuidar, evitando ao máximo enfrentar uma situação assim.
Foto: unsplash
Multifatorial
Lembramos que doenças como o câncer são causadas por uma série de fatores, que vão desde o tabagismo até o sedentarismo, alcoolismo e exposição ao sol, além da má alimentação.
Foto: unsplash
Adoçantes artificiais
De acordo com o INCA, esses alimentos podem causar dores de cabeça, mal estar, diarreia etc. Experimentos associam alguns deles, como aspartame, ciclamato de sódio e sacarina sódica, ao câncer.
Foto: unsplash
Agrotóxicos
Desde 2008, o Brasil é recordista em consumir agrotóxicos no mundo, e regiões com alto teor deles têm incidência de câncer bem maior que a média nacional. Alimentos orgânicos são preferíveis, sempre.
Foto: unsplash
Fast foods e industrializados
É verdade mesmo. Fast foods, como hambúrgueres, pizzas, congelados, salgadinhos, refrigerantes e sucos prontos aumentam condições para o excesso de peso, e consequentemente, para o câncer. Fuja deles!
Foto: unsplash
Carne vermelha
Apesar de amplamente consumida nos almoços brasileiros, a carne vermelha pode contribuir com o desenvolvimento de câncer no intestino, de cólon e reto. Carnes brancas e ovos podem ajudar a variar.
Foto: unsplash
Processados
Linguiça, salsicha, presunto, bacon, salame, mortadela... Os processos pelos quais passam esses alimentos, como a fermentação, cura e a defumação, aumentam o risco de câncer.
Foto: unsplash
Siga o Byte!
Quer saber mais sobre curiosidades da ciência? Segue a gente!
Foto: unsplash