Quais animais hibernam no inverno?

Veja alguns exemplos além do urso

Foto: Flipar

Hibernação

A hibernação é um estado de dormência prolongada em animais para economizar energia. Isso acontece no inverno, principalmente nos mais rigorosos.

Foto: Flipar

Temperatura

Nessa época, o metabolismo dos animais diminui drasticamente. A temperatura corporal é reduzida e a atividade geral até que as condições ambientais melhorem. Veja alguns exemplos.

Foto: Flipar

Ursos

O exemplo mais clássico é o urso. As espécies que realmente hibernam são o urso-pardo e o urso-negro. Eles entram num tipo de hibernação chamada "letargia", em que o metabolismo deles diminui, mas podem acordar se forem perturbados.

Foto: Flipar

Esquilos

Várias espécies como o esquilo-terrestre-de-Franklin, hibernam em tocas subterrâneas. Eles conseguem abaixar sua temperatura até 0º sem nenhum dano.

Foto: Flipar

Hamsters

Duas espécies de hamsters conseguem hibernar, se expostas ao frio constantemente por até dois meses: o hamsters-europeus ou hamsters-comuns.

Foto: Flipar

Borboletas

Sim, insetos também podem hibernar! As borboletas que vivem em lugares com invernos intensos são exemplo disto. Algumas das espécies passam pelo inverno como lagartas ou pupas. As já adultas ficam paradas e escondidas para conservar energia.

Foto: Flipar

Cobras

Várias cobras, como a jararaca-da-mata, que mora em diversas regiões do Brasil, também hibernam, mas de uma forma diferente. Elas passam por um período de inatividade sazonal chamado de "estivação", em que atividade metabólica cai e elas se escondem.

Foto: Flipar

Siga o Byte

Quer saber mais curiosidades de animais? Acesse o Byte agora!

Foto: Flipar