Hemisfério Sul
Do Brasil é possível ver, a olho nu, a famosa constelação Cruzeiro do Sul. O céu do país também traz preciosidades como a Caixa de Joias e as Nuvens de Magalhães, grandes conhecidas dos astrônomos amadores.
Foto: Chico Rasta/MTur Destinos
Caraíva (BA)
Nem só de belas praias e festas vive a cidade baiana. Segundo o físico Clauber Alex Vieira, da UnB, Caraíva atrai muitos astrônomos para observar as estrelas. É apontada como a cidade com o céu mais estrelado do Brasil!
Foto: Wikimedia Commons
Brasília (DF)
Um ponto forte para observação dos astros está no coração do Brasil: a combinação da altitude com a baixa umidade do ar facilita a observação do céu noturno, o que causa a fama e a beleza do céu de Brasília.
Foto: Wikimedia Commons
Novo Hamburgo (RS)
A 60 km de Porto Alegre, a cidade abriga o Mirante do Morro do Embratel. Com 700 metros de altitude, é perfeito para ver o céu noturno.
Foto: Tarcísio Oliveira/Arquivo Pessoal
Atibaia (SP)
Perto da capital paulista, a cidade está a 803 m de altitude e conta com uma bela vista para observar o céu estrelado a partir do cume da famosa Pedra Grande (1.418 m de altitude).
Foto: Wikimedia Commons
Itajubá (MG)
Minas tem o clima e paisagens perfeitas para observar o céu noturno. Itajubá foi destacada pelos astrônomos, mas outras cidades mineiras em destaque são Monte Verde, São Tomé das Letras e Itabira.
Foto: Wikimedia Commons
Paranaguá (PR)
A cidade mais antiga do Paraná é também considerada a mais estrelada. A cidade hospeda a famosa "Ilha do Mel", um ponto perfeito para ver as estrelas.
Foto: Wikimedia Commons
Siga Byte!
Estrelas, galáxias, planetas...saiba tudo sobre a imensidão do universo na editoria de ciência e tecnologia do Terra.
Foto: Canaltech