Quais os piores terremotos da história?

Relembre tremores assombrosos

Foto: Wikimedia Commons

Lembre-se: "pior" é relativo

A magnitude de um terremoto é determinada usando a Escala Richter. Entretanto, não é só esse número que define o estrago. O nível de destruição depende de variáveis como local e concentração de pessoas.

Foto: Wikimedia Commons

Terremoto de Valdivia, 1960

Com isso em mente, vamos listar alguns dos maiores abalos. O terremoto de Valdivia, no Chile, em 1960, teve magnitude 9,5. Causou tsunamis devastadores e cerca de 5 700 pessoas perderam a vida.

Foto: Wikimedia Commons

Terremoto do Alasca, 1964

Com magnitude de 9,2, o terremoto no Alasca em 1964 também está na lista. Fissuras surgiram no solo, estruturas entraram colapsaram e tsunamis resultantes do terremoto causaram cerca de 139 mortes.

Foto: Wikimedia Commons

Sismo de Sumatra, 2004

O terremoto submarino de Sumatra em 2004, magnitude 9,1, provocou um dos tsunamis mais mortais da história. São estimadas mais de 200 mil mortes em 14 países diferentes. Ele inundou comunidades costeiras com ondas de até 30 metros de altura.

Foto: Wikimedia Commons

Terremoto do Japão, 2011

O terremoto de Tohoku, Japão, em 2011, de magnitude 9,0, gerou um tsunami que atingiu a costa, levando a falha dos sistemas de refrigeração na usina nuclear de Fukushima. Isso resultou em explosões e fusões nucleares, liberando radiação na área. São cerca de 20 mil mortos confirmados.

Foto: Wikimedia Commons

Luzes de terremoto

Você sabia que a ciência busca explicar por que certas luzes aparecem no céu antes de tremores?

Foto: Reprodução / NewScientist / SENHOR. KURIBAYASHI/Cortesia do Boletim da Sociedade Sismológica da América

Siga o Byte

Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro das melhores novidades!

Foto: Nasa