Quais são os lugares mais frios do universo?
Saiba quais são os locais com as temperaturas mais baixas na vastidão do espaço
Foto: Aldebaran via Unsplash
Temperatura no espaço
O espaço é extremamente frio, mas sua temperatura varia amplamente, dependendo da região do universo e da proximidade de fontes de calor, como estrelas.
Foto: Unsplash
Por que no espaço faz frio?
No espaço, a temperatura é muito baixa porque não há matéria para conduzir e distribuir o calor. O espaço é um vácuo quase completo, então não há moléculas para transferir energia térmica por convecção ou condução.
Foto: Nasa via Unsplash
Espaço profundo
Em média, a temperatura no espaço profundo é de cerca de -270 graus Celsius, muito próxima do zero absoluto (-273,15 graus Celsius), que é a temperatura mais baixa possível.
Foto: Nasa via Unsplash
Radiação cósmica de fundo
Essa temperatura é principalmente devido à radiação cósmica de fundo, que é a radiação eletromagnética residual do Big Bang.
Foto: Nasa e ESA
Netuno
No Sistema Solar o planeta mais frio é Netuno, um gigante gasoso com uma temperatura média na superfície de cerca de -220 graus Celsius. Sua atmosfera, formada por hidrogênio, hélio e metano, contribui para o frio extremo.
Foto: Nasa
Luas de Júpiter
Ainda no Sistema Solar, as luas Europa, Ganimedes e Calisto, que orbitam em torno de Júpiter, possuem temperaturas superficiais que variam de -160 a -220 graus Celsius.
Foto: Nasa, JHU-APL, Southwest Research Institute
Nebulosa do Bumerangue
A Nebulosa do Bumerangue ou Nebulosa da Gravata Borboleta, a cerca de 5.000 anos-luz da Terra, é considerada o lugar mais frio conhecido no universo, com uma temperatura de quase zero absoluto (-272,15 graus Celsius).
Foto: Nasa, ESA, STScI/AURA
Por que ela é tão fria?
Acredita-se que a baixa temperatura da nebulosa seja devido à expansão rápida do gás expelido após a morte da estrela que deu origem a ela, o que causa um efeito de resfriamento adiabático.
Foto: Nasa, ESA
Qual o motivo do nome?
A Nebulosa de Bumerangue foi inicialmente observada por astrônomos em 1980. Eles sugeriram o nome porque observaram um objeto com dois lóbulos assimétricos, em forma de curva, que lembravam um bumerangue.
Foto: Nasa, ESA
Como mediram sua temperatura?
Em 1995, uma equipe de astrônomos usou um espectrômetro para analisar a luz emitida pela nebulosa em diferentes comprimentos de onda e descobriram que ela estava a uma temperatura de apenas um grau acima do zero absoluto.
Foto: Unsplash
Curtiu? Acesse Byte!
Saiba tudo sobre as curiosidades da astronomia.
Foto: Reprodução/ Twitter de Andrew McCarthy