Abertura efetiva
A abertura de um telescópio é uma medida importante, pois determina a quantidade de luz que o aparelho pode captar de um objeto celeste.
Foto: Flipar
5. Subaru (JNLT)
O telescópio óptico Subaru fica no Observatório Astronômico Nacional do Japão, no topo do Monte Mauna Kea, no Havaí. Ele possui um espelho com abertura de 8,2 metros de diâmetro.
Foto: NAOJ/Divulgação
4. Grande Telescópio da África do Sul (SALT)
O SALT é o maior telescópio óptico no Hemisfério Sul, localizado na estação de campo do Observatório Astronômico da África do Sul, perto de Sutherland.
Foto: Jaco Brink / Shutterstock.com
Detalhes do SALT
Ele é composto por 91 segmentos de espelhos hexagonais, cada um com diâmetro de 1 metro (o que resulta em um espelho hexagonal total de 11,1 por 9,8 metros), mas sua abertura efetiva é apenas de 9,2 metros.
Foto: Wikicommons/Pschella
3. Keck I e II
O Keck I e II são dois telescópios ópticos localizados no Observatório W. M. Keck, no topo do vulcão Mauna Kea, no Havaí, EUA. Ambos os telescópios possuem espelhos de 10 metros de diâmetro.
Foto: Wikicommons
3. Telescópio Hobby-Eberly (HET)
O Telescópio Hobby-Eberly (HET) fica no Observatório McDonald, no Texas, Estados Unidos e possui a mesma configuração do SALT, com um espelho segmentado com 91 hexágonos individuais, cada um com 1 metro de largura.
Foto: Wikicommons
Detalhes do HET
Porém, diferente do HET, a abertura efetiva é de 10 metros de diâmetro, tamanho que empata com os telescópios Keck.
Foto: Wikicommons
2. Grande Telescópio das Canárias (GTC)
O Gran Telescopio Canarias (GTC) é um dos maiores telescópios ópticos do mundo, localizado nas Ilhas Canárias, Espanha. Ele possui um espelho refletor de 10,4 metros de diâmetro.
Foto: Wikicommons
1. Large Binocular Telescope (LBT)
O Large Binocular Telescope (LBT), que fica no Monte Graham, Arizona, Estados Unidos, é o maior telescópio do mundo atualmente.
Foto: Nasa/Large Binocular Telescope Observatory
Detalhes do LBT
Ele é composto por dois espelhos de 8,4 metros de diâmetro cada, montados em uma base compartilhada. No total, possuem uma abertura combinada de 11,9 metros de diâmetro.
Foto: Tim Rawle/Flickr
Siga o Byte!
Quer ver mais notícias sobre ciências e tecnologia? Siga o Byte agora!
Foto: Flipar