Vamos começar pelo mais distante?
Netuno é o planeta mais distante do Sol. Com isso, tem temperaturas extremamente baixas — média de -200 °C — e possui baixa luminosidade. Ele ainda é pouco conhecido pela ciência.
Foto: Canaltech
Urano
O primeiro planeta a ser descoberto por um telescópio é o sétimo em distância do Sol. Urano é formado principalmente por gases em sua atmosfera, que proporcionam seu tom azulado.
Foto: Flipar
Saturno
Bastante conhecido por seus anéis, Saturno é o sexto planeta mais distante do astro-rei. As temperaturas ficam em média de -140 °C, e seu sistema de anéis é o mais desenvolvido entre os planetas gasosos.
Foto: Flipar
Júpiter
O maior planeta em tamanho do Sistema Solar, é conhecido como o Gigante Gasoso. Sua órbita possui inúmeros satélites naturais e também apresenta temperaturas congelantes: em média -110 °C. Está a 742.57 milhões de quilômetros do astro rei.
Foto: Flipar
Marte
O Planeta Vermelho talvez seja o mais conhecido e explorado pela ciência. Marte é o quarto planeta mais próximo do Sol, a uma distância de 245.22 milhões de quilômetros.
Foto: Flipar
Terra
Chegamos ao nosso mundo! Sabia que estamos a 151,21 milhões de quilômetros do Sol? Com isso, a Terra é o terceiro planeta mais próximo do astro maior.
Foto: Flipar
Vênus
O segundo planeta mais perto do Sol é também o planeta mais quente do Sistema Solar! Suas temperaturas chegam a 464 °C. Vênus fica a 108,85 milhões de quilômetros de distância.
Foto: Canaltech
Mercúrio
Chegamos ao final da lista com Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol no nosso Sistema, a 65.207 quilômetros de distância. Sua principal característica é a temperatura elevada, provocada especialmente pela sua proximidade com a estrela.
Foto: Flipar
Veja mais!
Quantos países já pousaram na Lua? Confira abaixo e veja se você está por dentro do assunto.
Foto: BBC News Brasil
Siga Byte!
As principais notícias sobre ciência, tecnologia e inovação você acompanha na editoria Byte, do Terra.
Foto: Canaltech