Tardígrados
Essa criatura microscópica vive nas condições mais extremas possíveis, inclusive na desidratação máxima — ou seja, sem água.
Foto: BBC News Brasil
Como sobrevivem?
Pesquisadores descobriram que elementos únicos aos tardígrados — as proteínas solúveis em calor abundantes em citoplasma (CAHS) — os ajudavam a proteger as células da desidratação.
Foto: BBC News Brasil
Tartaruga
Elas armazenam água em suas bexigas. Quando chove ou quando comem folhas verdes, os répteis aproveitam para encher o "tanque interno" e podem extrair a água em tempos mais secos, usando as paredes permeáveis da bexiga.
Foto: Flipar
Camelos
Esses animais aproveitam o carboidrato da gordura para produzir água. Para cada grama de gordura que metaboliza, consegue pouco mais de 1 ml de água.
Foto: Flipar
Resistente ao deserto
Sendo assim, esses animais que têm forte resistência no deserto, em vez de armazenar água em suas corcovas, usam gordura - até 36kg dela.
Foto: Canaltech
Rato-canguru
Entre os mamíferos, o rato-canguru (Dipodomys deserti) pode passar a vida inteira sem beber um único gole de água. Ele está tão adaptado ao ambiente desértico que consegue viver somente com a água que seu metabolismo produz a partir da comida.
Foto: Divulgação
Roedores resistentes
Com uma estratégia parecida com a das tartarugas, os roedores do deserto dos EUA e México se hidratam com alimentos armazenados em seu corpo.
Foto: Flipar
Anidrobiose
Alguns animais entram no estado de anidrobiose – que suspende temporariamente os sinais vitais, permitindo que sobrevivam por décadas sem água. Geralmente, eles encolhem e produzem um açúcar que impede a desidratação.
Foto: rai
Siga Byte!
Na editoria Byte, do portal Terra, você confere as principais notícias sobre tecnologia, ciência e inovação. Acompanhe!
Foto: Enrico Somogyi/UPY 2024