Qual é o planeta mais quente do Sistema Solar? Não é Mercúrio

Sim, planeta mais próximo do Sol não é o mais quente

Foto: Flipar

Como assim não é Mercúrio?

Pode parecer estranho o planeta mais próximo do Sol não ser necessariamente o mais quente. Isso ocorre porque a posição relativa em relação ao nosso astro rei não é o único fator responsável pelas temperaturas da superfície.

Foto: Flipar

Noites congelantes

Mercúrio fica a apenas 58 milhões de km do Sol, em média. Como gira lentamente e tem uma atmosfera fina, as noites por lá podem chegar a congelantes -179 ºC, enquanto a temperatura de dia fica por volta de 426 ºC.

Foto: Flipar

Com vocês: Vênus

Apesar de não ser próximo do Sol, é o planeta mais quente do nosso sistema. Em Vênus, as temperaturas ficam sempre acima dos 400 °C.

Foto: Personare

Por que Vênus é o mais quente?

Apesar de ser o segundo planeta em relação ao Sol — fica a cerca de 108 milhões de quilômetros dele — o forte calor se deve à temperatura da atmosfera, que pode chegar a 475 ºC.

Foto: Portal EdiCase

Ranking dos planetas

Agora que você já sabe que Vênus é o planeta mais quente, quer saber como são os outros? Bom, Mercúrio fica em segundo lugar, com médias de 167ºC.

Foto: Personare

Terra

Nosso planeta é o terceiro mais quente do Sistema Solar, com temperatura média em torno dos 15º C. A Terra está a aproximadamente 150 milhões de quilômetros do Sol.

Foto: Canaltech

Frio congelante

Os planetas seguintes apresentam temperaturas extremamente geladas. Marte tem média de -65 °C ,e Júpiter, -110 °C.

Foto: Nasa/Unsplash

Urano e Netuno são os mais frios

Por fim, Saturno, Urano e Netuno são os planetas menos quentes da lista. Mantêm temperaturas médias de -140 °C, -195 °C e -200 °C, respectivamente.

Foto: Flipar

Siga Byte!

No Byte você encontra as principais notícias de ciência, tecnologia, saúde e inovação. Acompanhe!

Foto: Canaltech