KELT-9b
O planeta mais quente conhecido é o KELT-9b, que tem uma temperatura superficial de 4.300 ºC, segundo a Nasa. O planeta orbita uma estrela em chamas chamada KELT-9, que fica a cerca de 650 anos-luz de distância da Terra.
Foto: NASA/JPL-Caltech/R. Hurt
Comparando
Para se ter uma noção, a temperatura na superfície do sol ronda os 5.000ºC. O KELT-9b é mais quente do que várias outras estrelas "mais frias" do universo.
Foto: Luis Graterol/Unsplash
Órbita frenética
O planeta orbita sua estrela tão perto que cada “ano” dura apenas 1,5 dias terrestres. O KELT-9b tem sempre o mesmo lado voltado para o seu astro.
Foto: Nasa/JPL-Caltech
Estrela quente
A razão de tanto calor é a proximidade que o planeta tem da sua estrela hospedeira, que está entre algumas das mais quentes que conhecemos, atingindo temperaturas de aproximadamente 10.000 ºC.
Foto: Nasa
Júpiter da vizinhança
O KELT-9b é um gigante gasoso 2,8 vezes mais massivo que Júpiter, mas com apenas metade da densidade. Ele deveria ser menor, mas a radiação extrema da sua estrela hospedeira fez com que a atmosfera do planeta inflasse como um balão, segundo a Nasa.
Foto: Nasa
Quebrando moléculas
Outro estudo, publicado em 2020, descobriu que o KELT-9b é tão quente que destrói as moléculas em sua própria atmosfera.
Foto: Freepik
E no Sistema Solar?
Apesar de não ser próximo do Sol, o primeiro lugar na nossa vizinhança fica com Vênus. Em sua superfície, temperaturas ficam sempre acima dos 400 °C.
Foto: Personare
Mas Mercúrio não é mais próximo do Sol?
Sim, mas a posição relativa em relação ao nosso astro-rei não é o único fator responsável pelas temperaturas da superfície.
Foto: Flipar
Siga Byte!
Gostou? Acompanhe o Byte para ficar por dentro das melhores novidades sobre ciência e tecnologia.
Foto: Canaltech