Na época da internet discada...
Já existia uma rede social, e ela é considerada a mais antiga. Foi lançada em 1997, nos Estados Unidos, por Andrew Weinreich.
Foto: Tecnoblog
SixDegrees
A primogênita entre as redes sociais, a SixDegrees, contava com recursos populares até hoje, como a possibilidade de criar grupos e de se conectar a diferentes usuários.
Foto: Canaltech
Pioneira
A plataforma foi batizada conforme a Teoria dos Seis Graus de Separação, que diz que todas as pessoas do mundo são interligadas por seis amizades.
Foto: Freepik
3,5 milhões de usuários
Nesta rede, era possível enviar e-mails para os amigos e convidá-los a se juntar à plataforma. Isso ajudou a popularizar a SixDegrees, que chegou a ter 3,5 milhões de usuários.
Foto: Minha Série
Recursos
Porém, faltava algo essencial às redes sociais mais populares: suporte para subir fotos e vídeos — quem disse que nos anos 1990 não queriam "biscoitar"?
Foto: Freepik
Durou dois anos
A lentidão de conexão e o desinteresse das pessoas em se conectar com desconhecidos fez que com a SixDegrees chegasse ao fim em 1999.
Foto: Freepik
O que veio a seguir?
Em 2002, surgiu a rede social Friendster, que exibia um feed de notícias e só podia ser acessada pelo computador. Também permitia adicionar amigos com interesses em comum.
Foto: BBC News Brasil
Facebook
Mas, Friendster não conseguiu competir com o fenômeno Facebook, que foi lançado em 2004 e rapidamente se popularizou.
Foto: CartaCapital
E o Orkut?
Já que falamos dele no começo, vale citar essa rede que fez muito sucesso entre os brasileiros nos anos 2000. Ela foi lançada em 2004, mas também não aguentou a concorrência do Facebook e anunciou seu fim em 2014.
Foto: Popline
Siga Byte!
Na editoria Byte, do portal Terra, você confere as principais notícias sobre tecnologia, ciência e inovação. Acompanhe!
Foto: Flipar