Quem ganha?
Na verdade a briga pelo posto de bicho mais inteligente não tem vencedor único. A ciência ainda não cravou o mais esperto depois dos humanos, porque existem diferentes tipos e usos da inteligência em cada contexto animal.
Foto: Krystal NG/Unsplash
E os pets?
Eles nos encantam com todo tipo de gracinhas e truques, mas a verdade é que cães e gatos estão longe de pontuar entre os animais mais inteligentes da Terra. Veja quem divide o pódio, segundo a ciência.
Foto: Kieran White/Unsplash
Golfinho
São altamente capazes de aprendizagem e imitação. Eles têm cérebros grandes e complexos, podem usar ferramentas, resolver problemas e até mesmo brincar para espantar o tédio.
Foto: Adam Berkecz/Unsplash
Corvo
São os únicos vertebrados não primatas capazes de inventar suas próprias ferramentas, como lanças, ganchos e até arames dobrados por eles mesmos. Os corvos também reconhecem rostos humanos e comunicam conceitos complexos com outros espécimes.
Foto: Unsplash
Orangotango
Orangotangos têm habilidades sociais e emocionais avançadas. Eles usam ferramentas, enganam outros indivíduos, formam alianças e coalizões, mediam conflitos, consolam outros indivíduos, transmitem cultura e até mesmo usam linguagem.
Foto: Dimitry B/Unsplash
Polvo
Dois terços dos neurônios de um polvo estão nos cordões nervosos de seus tentáculos, que são capazes de realizar ações reflexas complexas sem a entrada do cérebro. Eles também sabem usar ferramentas e resolver problemas.
Foto: Sigmund/Unsplash
Porco
Porcos processam algumas emoções dos humanos, como felicidade, excitação, medo e ansiedade. Também têm amplas habilidades sociais, como distinguir indivíduos de um grupo e comunicar-se uns com os outros através do toque, cheiro, som e visão.
Foto: Dan Renco/Unsplash
Antes de ir...
Conheça 10 animais com "superpoderes".
Foto: Ishan See from the Sky/Unsplash
Acompanhe o Byte
Gostou? Que tal ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre ciência e tecnologia? Siga o Byte!
Foto: