Muita estrada
Os vasos sanguíneos de um adulto possuem o comprimento de 160 mil quilômetros. Um carro usado que já andou tudo isso, por exemplo, é bastante "rodado".
Foto: Depositphotos
Diferentes tipos
Existem vários tipos de vasos sanguíneos: artérias, artérias elásticas, arteríolas, capilares, venules, veias e sinusoides. Porém, os principais são artérias, veias e capilares.
Foto: Depositphotos
Vasos finos e grossos em comunicação
Os capilares são os vasos de menor diâmetro que circulam pelo nosso corpo (de 5 a 10 μm). Os vasos de diâmetro maior, como artérias e veias, possuem mais camadas celulares e paredes mais espessas.
Foto: Depositphotos
Composição
Os vasos sanguíneos possuem três principais camadas: túnica íntima (forro interno de células endoteliais), túnica média (fibras musculares lisas) e túnica externa (colágeno e fibras elásticas).
Foto: Depositphotos
Indispensáveis
Os mais importantes do nosso corpo são a artéria aorta, a maior de todas; a artéria pulmonar, que parte do coração em direção ao pulmão; e as artérias femorais, que são prolongamentos da artéria aorta.
Foto: Depositphotos
Além da superfície
As veias do nosso corpo podem ser superficiais, como aquelas que conseguimos ver através da pele, ou profundas, localizadas mais "por dentro" do corpo, sozinhas ou acompanhadas de artérias.
Foto: Depositphotos
Siga o Byte!
Quer saber mais sobre curiosidades científicas? Vem com a gente!
Foto: Depositphotos