Qual o tempo ideal de "sono profundo" segundo a ciência?

Estágio é fundamental para a manutenção de algumas funções

Foto: Bons Fluidos

Qual a diferença entre sono e dormir?

Sono é um estado fisiológico em que o cérebro e o corpo descansam e se recuperam das atividades do dia. É quando ocorre uma diminuição da atividade cerebral e muscular, respiração e frequência cardíaca.

Foto: Flipar

O sono é involuntário

Dormir é o processo de transição do estado de vigília para o estado de sono, uma ação voluntária que pode ser controlada, mas o sono em si é um processo que ocorre naturalmente.

Foto: YinYang

Tipos de sono

Existem diferentes estágios do sono, cada um com sua própria função e importância. O sono que é mais reparador é o profundo, também conhecido como sono de ondas lentas ou sono delta.

Foto: amenic181

Durante o sono profundo...

...o corpo e o cérebro relaxam profundamente, ocorre ativação do sistema nervoso parassimpático, a respiração se torna mais lenta e regular, a frequência cardíaca e a pressão arterial diminuem.

Foto: Flipar

Ocorre em que momento?

O sono profundo surge geralmente na primeira metade da noite e diminui à medida que a noite avança, sendo substituído por períodos de sono REM (movimento rápido dos olhos).

Foto: Ljupco

Importância

É um estágio fundamental para a manutenção das funções cognitivas, como memória, criatividade e a capacidade de aprender, além de proporcionar bem-estar.

Foto: Portal EdiCase

Curiosidade

O sono profundo costuma durar entre 20 e 40 minutos nos primeiros ciclos da noite. Nos ciclos finais, ele vai ficando mais curto.

Foto: Flipar

Tempo ideal

Isso pode variar de acordo com os hábitos e a necessidade de sono de cada indivíduo. Uma pessoa adulta deve passar, em média, entre 13 e 23% do tempo dormindo em sono profundo.

Foto: Sou Mais Bem Estar

Para acordar revigorado

Considerando o padrão de oito horas de sono, isso representa um período de 60 a 110 minutos de sono profundo por noite.

Foto: Portal EdiCase

Siga Byte!

Na editoria Byte, do portal Terra, você confere as principais notícias sobre tecnologia, ciência e inovação. Acompanhe!

Foto: STScI/NSF/GBO/P. Vosteen