4 bilhões de anos
Segundo a Nasa, a galáxia Andrômeda irá colidir com a Via Láctea dentro de 4 bilhões de anos. Essa previsão pode variar de três a seis milhões de anos.
Foto: Canaltech
Alerta
Após anos de "observações extraordinariamente precisas" do telescópio Hubble se dissipa toda a dúvida de que está destinada a colidir e se fundir com a Via Láctea", reportou a Nasa.
Foto: Canaltech
Fusão
Após o impacto inicial, levará outros dois bilhões de anos para que se fundam completamente sob a força da gravidade e se tornem uma galáxia única elíptica, similar às que são vistas no universo.
Foto: Canaltech
Velocidade
Também conhecida como M31, a Andrôemeda se move na direção da Via Láctea a uma velocidade de 402 mil km por hora, rápido o suficiente para viajar da Terra à Lua em uma hora.
Foto: Flipar
Danos
Há muitos anos os cientistas já sabem da colisão, mas, a natureza e sua trajetória foram um mistério durante mais de cem anos, até que foram analisados os últimos resultados do Hubble.
Foto: Canaltech
Colisão
Quando isso ocorrer, a posição do nosso sol será abalada, mas tanto o astro como os planetas que orbitam em torno dele enfrentam pouco risco de serem destruídos.
Foto: Canaltech
Antes de ir
Quais são os asteroides que podem acabar com a vida na Terra? Confira no link abaixo:
Foto: Canaltech
Siga Byte!
Na editoria Byte, do portal Terra, você confere as principais notícias sobre tecnologia, ciência e inovação. Acompanhe!
Foto: Canaltech