Calorão!
Atualmente, o ar-condicionado é o queridinho do verão. Seja em casa, no escritório ou nos espaços públicos, o aparelho tem ajudado a aliviar o calor nos dias mais quentes. Mas, nem sempre foi assim.
Foto: Portal EdiCase
Willis Carrier
Em 1902, o engenheiro elétrico construiu uma "invenção" para solucionar o calor extremo em uma empresa de impressão, em Nova York. Ele tinha apenas 25 anos quando criou o primeiro aparelho de ar-condicionado, há mais de 120 anos.
Foto: Canaltech
Como funcionava?
A ideia do engenheiro era retirar a umidade da fábrica via resfriamento do ar por dutos artificialmente resfriados. Esse mecanismo, que controlava a temperatura e umidade, foi o primeiro exemplo de condicionador de ar contínuo por processo mecânico.
Foto: Reprodução
O termo “ar-condicionado”
Anos depois, em 1906, o nome "ar-condicionado" surgiu com Stuart Cramer, também dos EUA. Ele criou o seu próprio aparelho para adicionar umidade ao ar em sua fábrica de tecidos. Carrier acabou adotando também o termo e o usou no nome da sua empresa.
Foto: Canaltech
Quando se tornou popular?
A invenção demorou a se popularizar até que seus inventores entendessem o potencial daquelas máquinas de ar frio. A primeira aplicação residencial do ar-condicionado foi feita em uma mansão de Minneapolis (EUA), em 1914.
Foto: Reprodução
Anos 1950
Ainda assim, nos primeiros anos, esses aparelhos foram sendo instalados apenas em hospitais, cinemas e empresas. Foi a partir dos anos 1950 que eles chegaram de vez às residências.
Foto: Flipar
Antes de ir
Além do "cool", conheça outros botões no controle do ar-condicionado.
Foto: Canaltech
Siga Byte!
Na editoria Byte, do portal Terra, você confere as principais notícias sobre tecnologia, ciência e inovação. Acompanhe!
Foto: Flipar