Quantas pessoas já existiram na Terra?

Já parou para pensar nesse número? Vamos te responder aqui!

Foto: pixabay

Por onde começar?

Tomando a população atual da Terra (8 bilhões), onde cada indivíduo tem dois pais, quatro avós, oito bisavós e 16 tataravós, seria relativamente simples somar até a primeira geração de Homo sapiens, em 50.000 a.C.

Foto: freepik

Por que a partir de 50.000 a.C.?

A ciência acredita que foi nesse período que o Homo sapiens teve seu desenvolvimento completo. Evidências atuais apontam o surgimento do homem moderno por volta de 190.000 a.C.

Foto: pixabay

A conta pode não bater

Há uma pirâmide invertida de ascendentes pela qual em 50.000 a.C. não existiria somente o “casal original”, mas uma multidão de Homo sapiens.

Foto: pixabay

O “mas” do caminho

Nem todos os indivíduos que vivem hoje têm pais diferentes, se repetindo a cada geração de ascendentes, o que diminui o número de genitores.

Foto: freepik

Qual seria então a população do planeta?

117 bilhões. Este é o número aproximado de pessoas que já nasceram na Terra.

Foto: pixabay

Qual a base para provar?

O método de análise usado pelos pesquisadores é o Population Reference Bureau (PRB), entidade de estatística dos EUA, que considerou a contagem a partir do ano de 1995 e vem sendo atualizado.

Foto: freepik

Como foi criado esse método?

Carl Haub, especialista do PRB, estimou o número de nascimentos por meio de dados históricos, arqueológicos e índices da Organização das Nações Unidas sobre aumento populacional.

Foto: freepik

Pontos de interferência

A população não cresce de modo constante. Clima, fome, doenças, catástrofes afetaram os índices em diferentes períodos da história. Sem falar que o crescimento não é igual em todos os locais.

Foto: pixabay

E quanto representamos, hoje, desse total?

Segundo Haub, atualmente vivem 7% de todos os homens que já habitaram a Terra.

Foto: pixabay

Mas são suposições…

De acordo com o PRB, não existem dados demográficos para mais de 99% da extensão da existência humana. O que se tem é uma ideia aproximada do número de pessoas que já habitaram nosso planeta.

Foto: freepik

Siga o Byte

Quer saber mais sobre a população do planeta e outros campos da ciência? Vem com a gente!

Foto: freepik