GPS
Nos anos 2000, o GPS automotivo (Sistema de Posicionamento Global), utilizado por militares desde a década de 1970, chegou para o usuário comum. O mapeamento por satélites levou a ferramentas como o Google Maps e o Google Street View.
Foto: Freepik
Pendrives
Os pendrives trouxeram praticidade e ampliaram a capacidade de armazenamento e de transferência de informações para uso profissional e pessoal no momento em que a internet ainda não era veloz.
Foto: Freepik
Câmeras digitais
Elas foram sucesso dos anos 2000 e transformaram a relação com as fotos ao permitir ver o resultado imediato. A evolução foi rápida, passando de modelos maiores para menores e com bateria recarregável.
Foto: Freepik
E-readers
Os leitores de livros digitais chegaram no Brasil no início dos anos 2000. Alguns se tornaram famosos, mas a tecnologia foi perdendo espaço rapidamente com o avanço dos smartphones e dos tablets.
Foto: Freepik
Smartphone BlackBerry
Diversos dispositivos foram reunidos em único lugar. Pioneiro dos smartphones, o BlackBerry 5810 surgiu com funcionalidades de um telefone e organizador pessoal trocando mensagens, ligações, permitindo anotações e ouvir músicas.
Foto: Freepik
MP3 players
Eles trouxeram portabilidade aos usuários, que podiam ouvir músicas em qualquer lugar. Foi muito popular entre os adolescentes, que podiam salvar suas músicas favoritas.
Foto: Freepik
Conversas por vídeo
O Skype nasceu em 2003, trazendo evolução para a comunicação por chamada de voz e vídeo. Ela podia ser feita pelo computador com chamadas baseadas em VoIP, que poderiam ser por voz ou vídeo via internet.
Foto: Freepik
Siga o Byte!
E saiba mais sobre avanços tecnológicos de todas as épocas!
Foto: Freepik