Programa Mercury
O primeiro voo tripulado da Nasa foi pelo programa Mercury, que durou de 1959 até 1963 e fez seis lançamentos. Seu objetivo era uma disputa política com a União Soviética, que assumia protagonismo em explorações espaciais.
Foto: Nasa
Gemini
Após Mercury veio o programa Gemini. A espaçonave tinha espaço para dois astronautas. "Juntos, Mercury e Gemini prepararam a Nasa para o programa Apollo", disse a agência.
Foto: Nasa
Apolo 11
No dia 20 de julho de 1969, Neil Armstrong e Buzz Aldrin se tornaram os primeiros seres humanos a caminhar sobre a Lua. "Um pequeno passo para um homem, um grande passo para a humanidade", disse Armstrong.
Foto: Nasa
Sondas Voyager
As sondas Voyager 1 e 2 foram lançadas em 1977 e são os equipamentos que chegaram mais longe no espaço. Em 2013, o Voyager 1 se tornou o primeiro objeto criado pelo homem a alcançar o espaço interestelar. Ou seja, superou o campo magnético do Sol.
Foto: Canaltech
Telescópio Espacial Hubble
O telescópio Hubble foi colocado em órbita no dia 24 de abril de 1990. Ele fica a uma altura de 593 km acima do nível do mar e tirou algumas das fotos espaciais mais icônicas, como a "Pilares da Criação".
Foto: Flipar
Exploração de Marte
Em 2004 a Nasa enviou a Marte os veículos exploradores Mars Spirit e Opportunity, equipados com câmeras panorâmicas e espectrômetros, para pesquisas geológicas. Em 2012, foi enviado o robô Curiosity.
Foto: BBC News Brasil
Telescópio James Webb
O Telescópio Espacial James Webb (JWST) foi lançado em 24 de dezembro de 2021, após mais de 30 anos de trabalho em um dos projetos mais esperados de toda a história da astronomia.
Foto: Oficina da Net
Sucessor do Hubble
O James Webb foi equipado com instrumentos científicos de ponta que permitem que ele estude uma ampla gama de fenômenos cósmicos. O telescópio observa desde a formação de estrelas até a evolução do universo.
Foto: Perfil Brasil
Estudo de buracos negros
A ciência analisa buracos negros por meio de equipamentos de raios gama (telescópio Swift) ou de raios X (telescópio Chandra). Este último descobriu evidências de milhares de buracos negros perto do centro da Via Láctea.
Foto: Flipar
Planetas fora do Sistema Solar
Há 30 anos a astronomia não sabia da existência de exoplanetas. Agora, a Nasa mostra que cada estrela do Universo pode ter ao menos um planeta orbitando ao seu redor.
Foto: Canaltech
Artemis II
A missão abrirá caminho para a tripulação da missão seguinte, Artemis III, caminhar na Lua em 2025. O voo será a bordo do Orion, foguete mais poderoso do mundo, e a um preço que chegará a US$ 100 bilhões.
Foto: Canaltech
Inclusão
Com quatro norte-americanos e um canadense, esta é a primeira vez que a Nasa envia uma mulher e uma pessoa negra à Lua.
Foto: Canaltech
Siga Byte!
Conheça tudo sobre a Nasa e as missões espaciais. Acompanhe a editoria Byte!
Foto: Canaltech