7 curiosidades sobre baratas

Esses insetos às vezes aterrorizam muitas pessoas, mas têm características importantes

Foto: Reprodução/Getty Images

Os horrores

As baratas são alguns dos insetos mais rejeitados do mundo animal, não só pela capacidade de transmitir doenças, mas também pela aparência desagradável. Veja algumas curiosidades sobre elas.

Foto: Flipar

1. Resistência

Esses insetos são altamente resistentes, podendo sobreviver sem alimentos por semanas e também vivas por um tempo sem cabeça. Além disso, elas conseguem suportar níveis de radiação de 6 a 15 vezes maiores do que os humanos.

Foto: Flipar

2. Vive em ambientes urbanos

A barata comum, também conhecida como barata alemã (Blattella germanica), não tem nenhum habitat natural. Segundo cientistas, a barata nunca foi encontrada na natureza, somente em ambientes urbanos.

Foto: Deutsche Welle

3. Surgiu há 300 mil anos

Grande sobrevivente, a barata existe há mais de 300 milhões de anos e são encontradas em todos os continentes, exceto na Antártida.

Foto: marcostristao via Freepik

4. Asas

As baratas possuem dois pares de asas, mas não são usadas para voar. As baratas abrem as asas quando estão assustadas. Elas só conseguem planar de maneira descontrolada para fugir de predadores.

Foto: Freepik

5. Espécies

Existem cerca de 4 mil espécies de baratas espalhadas pelo mundo. Delas, as mais comuns no Brasil são a barata comum (Blattella germanica), barata de esgoto (Periplaneta americana) e barata oriental (Blatta orientalis).

Foto: Canaltech

6. Humanos sentem cheiro

Alguns humanos têm uma mutação genética que permite sentir o cheiro desses insetos.

Foto: Receita Toda Hora

7. Velozes

Esses insetos podem atingir uma velocidade de 3,2 km/h. Em comparação a outros, as baratas são muito rápidas. Se tivessem o tamanho de um guepardo, por exemplo, poderiam correr a mais de 80 km/h.

Foto: Freepik

Siga o Byte!

Veja mais notícias sobre tecnologia e ciência no Byte!

Foto: Flipar