Guerra contra rugas se tornou mais urgente
A pele envelhecida é muito pior do que a pele jovem em todas as coisas vitais que ela faz para ajudar a manter sua saúde, apontou estudos de 2013 para cá.
Foto: @AnastasiaKazakova/Freepik
Funções do maior órgão do corpo humano
A pele atua na nossa imunidade, gera vitamina D, regula a temperatura corporal e do balanço hídrico, responde rapidamente a pequenas feridas e é produtora do pigmento melanina, que a protege da ação do sol.
Foto: Delmaine Donson
Órgãos podem ser afetados
À medida que a pele envelhece, ela libera um coquetel químico ao redor do corpo que pode levar ao envelhecimento prematuro de outros órgãos.
Foto: Viva Saúde
Rugas podem ser a causa do envelhecimento
Com o envelhecimento, mais células entram em um estado chamado senescência. Essas células sofreram algum tipo de dano irreversível e precisam ser eliminadas, mas seguem vivas e metabolicamente ativas.
Foto: Freepik
Senescência
O processo é inicialmente protetor porque evita que as células danificadas pelo DNA se tornem cancerígenas. Mas, com o tempo, os mecanismos para eliminá-las começam a diminuir e elas se acumulam nos tecidos.
Foto: Freepik
Influência em doenças comuns da velhice
O acúmulo dessas células é uma causa direta de certas doenças, como catarata, câncer, vasos sanguíneos obstruídos, diabetes tipo 2, Parkinson e Alzheimer.
Foto: Jcomp/Freepik
O que fazer?
Cientistas defendem o uso do protetor solar para prevenir o envelhecimento da pele. O creme absorve os raios ultravioleta antes que danifiquem a derme. Cosméticos e colágenos ajudam, mas não são 100% eficazes.
Foto: Freepik
Siga Byte
Acompanhe o portal de ciência e tecnologia do Terra para mais curiosidades!
Foto: Freepik