Seis indígenas que bombam na web falando sobre cultura
No dia do indígena, conheça os jovens influenciadores que propagam cultura e ancestralidade nas redes
Foto: Reprodução/Instagram/𝑾𝒆’𝒆’𝒆𝒏𝒂 𝑻𝒊𝒌𝒖𝒏𝒂
We'e'ena Tikuna
Palestrante, estilista e ativista indígena, We'e'ena mostra a rotina e os costumes de seu povo. Ela traz dicas sobre beleza, fala sobre maternidade e rituais de proteção. Seu Instagram, TikTok, Facebook e YouTube somam mais de 2 milhões de seguidores.
Foto: Arquivo pessoal
Maira Gomez
Conhecida como Cunhaporanga nas redes sociais, Maíra integra o projeto Mulheres Inspiradoras e ganhou uma Barbie em sua homenagem! Durante a pandemia, ela criou uma página no Tik Tok para mostrar a outros jovens sua vivência como mulher indígena do povo Tatuyo. Nesta rede, ela tem mais de 6,6 milhões de seguidores.
Foto: Pipoca Moderna
Cristian Wari'u
Wari’u usa seu perfil para divulgar conteúdos informativos e educativos sobre os povos indígenas. "Sou do povo Xavante e falo sobre povos indígenas, meio ambiente e cultura pop", diz o jovem no Instagram. Ele soma mais de 200 mil seguidores nas redes.
Foto: Reprodução/Instagram/Wari'u
Pikó Tatuyo
Pikó conta com mais de 1 milhão de seguidores em seu perfil no TikTok. O jovem busca mostrar detalhes da rotina na comunidade Tatuyo, no Amazonas, que vai desde a preparação de comidas típicas até momentos de lazer no Rio Negro.
Foto: Reprodução/Instagram/Pikó Tatuyo
Kaê Guajajara
Kaê encontrou na arte maneiras de expressar suas vivências, como ter que sair de sua terra natal ainda criança devido a conflitos com madeireiros. Hoje ela é cantora e escritora, e usa o TikTok para divulgar seus trabalhos artísticos e seu cotidiano.
Foto: Manequim
Txai Suruí
A ativista foi eleita pela revista "Forbes" como uma das personalidades mais influentes com menos de 30 anos do Brasil. Em 2021, ela foi responsável por um discurso potente na abertura da COP26. A jovem soma mais de 137 mil seguidores no Instagram.
Foto: Divulgação
Hashtag
As hashtags #povosindigenas, #povosoriginários e #indígenas somam mais de 21 mil vídeos publicados no TikTok, segundo a plataforma. "Conteúdos têm enriquecido a plataforma, com criadores que valorizam e reconhecem a comunidade indígena", disse a rede social.
Foto: Divulgação
Siga Byte!
Na editoria Byte, do portal Terra, você confere as principais notícias sobre tecnologia, ciência e inovação. Acompanhe!
Foto: Arquivo pessoal/We’e’na Tikuna