Veja doenças que cães podem farejar, como covid e câncer

Espécie tem conhecido olfato aguçado

Foto: Emerson Peters/Unsplash

Capacidade especial

Com olfato de 10 mil a 100 mil vezes melhor que o do humano, cachorros têm sido usados há muito tempo para identificação de odores. Veja dez doenças detectáveis pelos focinhos desses pets.

Foto: Unsplash

Câncer

Estudos revelam essa capacidade de cães treinados para identificar inúmeros tipos de tumores, como câncer de pulmão, de próstata, de ovário ou de intestino (colorretal).

Foto: Unsplash

Covid-19

Cientistas da Universidade da California afirmaram que a taxa de acerto dos cães para achar covid em humanos é semelhante ao dos exames do tipo RT-PCR.

Foto: Unsplash

Epilepsia

Um artigo na Scientific Reports afirma que cães farejam odores específicos que são secretados por pacientes na iminência de uma crise de convulsão.

Foto: Unsplash

Diabetes

Pesquisadores da Universidade de Bristol descobriram que cães sabem quando ocorrem alterações substanciais nas concentrações de açúcar no sangue de diabéticos.

Foto: Unsplash

Doença de Parkinson

Em estudo publicado na Movement Disorders Journal, cientistas dizem que cães conseguem acertar pacientes com a doença com uma precisão de cerca de 90%.

Foto: Unspash

Narcolepsia

Pesquisadores do Instituto de Investigaciones del Sueño (IITS), na Espanha, descobriram que o olfato canino pode identificar o distúrbio do sono com alta precisão.

Foto: Unsplash

Malária

Um estudo publicado na The Lancet Infectious Diseases afirma que cães conseguem usar o odor dos pés para indicar a presença do parasita que causa a malária, o Plasmodium.

Foto: Unsplash

Enxaqueca

Um outro estudo, publicado na revista Alternative and Complementary Medicine (JACM), afirma que os pets conseguem saber quando seus donos terão crises de enxaqueca.

Foto: Unsplash

Estresse

Pesquisadores da Queen's University Belfast descobriu que o estresse humano tem um odor específico detectável pelos cães.

Foto: Unsplash

Enfermidade Debilitante Crônica

Essa doença afeta outros animais, como cervos e alces. Pesquisadores afirmam, em estudo publicado na revista Prion, que o cheiro das fezes é usado pelos cães para identificar os doentes.

Foto: Unsplash

Antes de ir...

Conheça as raças de cachorros que vivem por mais tempo.

Foto: Unsplash

Siga o Byte

Gostou? Que tal ficar por dentro de todos os melhores conteúdos sobre ciência e tecnologia? Segue a gente!

Foto: Unsplash