Biomecânica
A tecnologia é bastante difundida na natação, monitora as braçadas e saltos dos atletas, além de rastrear sua frequência cardíaca. Atua no desenvolvimento do fast skin, um traje especial que reduz o atrito do corpo com a água nas competições.
Foto: Saúde em Dia
Nanotecnologia
A nanotecnologia permite introduzir raciocínio computacional em espaços minúsculos, contribuindo com capacidade de análise e monitoramento. Nos tecidos, é possível melhorar a performance dos atletas que os utilizam, com os sensores.
Foto: master1305 via Freepik
Olho de falcão
Usado nas quadras de tênis, essa tecnologia representa um sistema de câmeras de monitoramento, capazes de identificar a bola de qualquer ângulo após seu lançamento.
Foto: Freepik
TIC (Tecnologia de Comunicação e Informação)
Usando inteligência artificial, a tecnologia pode ser usada em diversos jogos para ajudar o treinador a identificar os pontos fortes e fracos de seus atletas.
Foto: LANCE!
Árbitro Assistente de Vídeo (Var)
Talvez essa seja a tecnologia mais conhecida e que revolucionou o futebol. Ela permite que o árbitro confira os lances de uma partida com precisão, sendo decisiva para a tomada de decisões como expulsões e validade de gols.
Foto: Wikimedia Commons
Traje de esgrima
Foram desenvolvidos floretes e espadas com sensores inteligentes, capazes de detectar o impacto de cada golpe acertado no adversário. Quando pressionado, os sensores ativam uma luz no aparelho de sinalização. Para isso, os trajes permitem que uma pequena corrente elétrica percorra toda sua extensão.
Foto: viarprodesign via Freepik
Smartwatch
Esse acessório se tornou um grande aliado dos atletas amadores. Os smartwatches podem medir os batimentos cardíacos, quantidade de calorias gastas, passos dados ao longo do dia e até o nível de oxigenação no sangue.
Foto: Tecnoblog
Siga Byte!
As maiores novidades em ciência e tecnologia você encontra aqui!
Foto: BBC News Brasil