Dados
No total, 20,7% da população tem uma velocidade de download inferior a 10 (megabits por segundo). O número está abaixo do mínimo de 15 Mbps recomenados pela Netflix para carregar vídeos em definição 4K.
Foto: Canaltech
Baixa velocidade
Cerca de 18% dos brasileiros têm uma experiência de vídeo classificada como "pobre", segundo a Opensignal. O estudo também diz que 6,8% dos usuários brasileiros têm uma experiência "excelente" ao usar serviços de streaming de vídeo.
Foto: Flipar
Como medir a velocidade da internet?
É possível testar a velocidade de forma descomplicada pelo seu celular. Para isso, existem sites e aplicativos próprios para a medição.
Foto: Canaltech
Speedtest.net
O site tem cobertura global e testa a velocidade de internet de mais de 2,5 mil servidores. O serviço está disponível gratuitamente para iOS, Android e Windows Phone.
Foto: Tecnoblog
Google
Nem todos sabem, mas a página inicial do Google permite medir a velocidade da internet. O processo funciona para computadores e celulares e é bem fácil de fazer, basta abrir a página do Google e digitar “teste de velocidade” na barra de pesquisa.
Foto: Reuters
Velocidade será atualizada
Em seguida, é só clicar em “Executar teste de velocidade”, uma nova janela será aberta e exibirá as velocidades de download e upload.
Foto: Tecnoblog
Netflix
A empresa disponibiliza uma ferramenta speedtest própria. O acesso ao "Fast" é bem simples. Ao entrar no site, a verificação é realizada instantaneamente.
Foto: Telesíntese
Fast
Para saber as taxas de download, upload e latência, você deve clicar em “mais informações”, onde aparecem dados sobre o provedor de internet e a localização do servidor.
Foto: Freepik
Siga Byte!
Curte ciência, tecnologia e inovação? Você acompanha tudo aqui no Byte!
Foto: BBC News Brasil