Veja 10 descobertas bizarras da arqueologia
Este achados vão deixar você de queixo caído
Foto: Foto: Anne Austin/University of Missouri-St. Louis, The Journal of Egyptian Archaeology (2022). DOI: 10.1177/03075133221130089
Cabeças encolhidas
Essa prática era comum entre algumas tribos indígenas da América do Sul. Eles acreditavam que a cabeça encolhida era uma forma de capturar a alma do inimigo.
Foto: By Allen - LOC link, Public Domain
Crânios perfurados
Em algumas culturas antigas, como os incas, crânios eram perfurados de forma minuciosa. A principal teoria é que o procedimento tinha fins de saúde, algo como uma "neurocirurgia" primordial.
Foto: Internet Archive Book Images, No restrictions, via Wikimedia Commons
Sacrifício de crianças
Arqueólogos descobriram que o maior sacrifício em massa de crianças no mundo ocorreu há cerca de 550 anos no Peru. Foram encontrados restos de mais de 140 crianças e 200 lhamas oferecidas em um ritual.
Foto: Gabriel Prieto/National Geographic
Esqueletos de "vampiros"
Em 2022, em um sítio arqueológico da Polônia, foi descoberto o corpo de uma mulher com uma foice em sua garganta. Os especialistas afirmam que os responsáveis pelo crime acreditavam que a mulher era uma vampira.
Foto: Divulgação/Miroslaw Blicharski/Aleksander Poznan
Grãos de arroz com 9.000 anos
Em uma escavação no leste da China, arqueólogos encontraram grãos de arroz com 9.000 anos de idade. Isso sugere que os chineses cultivavam arroz muito antes do que se pensava.
Foto: Y. Zheng et al.
Coração de ouro
Um "segundo coração" feito de ouro foi encontrado em uma múmia egípcia. A partir de uma tomografia, pesquisadores encontrar o objeto e mais outras dezenas de amuletos embalados junto ao túmulo de mais de 2.300 anos.
Foto: Divulgação/SN Saleem, SA Seddik, M el-Halwagy
Cocô viking
O maior desejo humano fossilizado já encontrado tem 20 cm de comprimento e foi produzido por um viking cheio de parasitas intestinais.
Foto: Wikimedia Commons
Sapato de 5.500 anos
O sapato mais velho do mundo foi encontrado em 2008 em uma caverna da Armênia; deve ter sido feito e usado há 5.500 anos.
Foto: Ron Pinhasi / university college corkSapato para pés ancestraisRon Pinhasi / university college cork
Múmias tatuadas
Foram descobertas tatuagens em múmias egípcias de entre 1550 a.C a 1070 a.C.. Os símbolos, ao que tudo indica, evocam proteção a mulheres durante o parto.
Foto: Foto: Anne Austin/University of Missouri-St. Louis, The Journal of Egyptian Archaeology (2022). DOI: 10.1177/03075133221130089
Cidades subterrâneas
Existem cidades inteiras construídas debaixo do solo. Algumas dessas cidades, como Derinkuyu, na Turquia, são incrivelmente complexas e podem ter abrigado milhares de pessoas.
Foto: Por © Nevit Dilmen, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=31074551
Siga Byte
Gostou? Que tal ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre ciência e tecnologia? Siga Byte!
Foto: By Allen - LOC link, Public Domain