Metades do cérebro
Essa teoria se baseia no fato de que os dois hemisférios do cérebro funcionam de maneira diferente. Isso veio à tona na década de 1960, graças à pesquisa do psicobiólogo e ganhador do Prêmio Nobel Roger W. Sperry.
Foto: Pexels
Há um lado dominante?
Diferentes regiões do cérebro mostram especialização para tarefas específicas, como linguagem ou processamento visual, mas não há evidências de que temos um hemisfério dominante ou que isso esteja ligado à personalidade.
Foto: Canaltech
Lado esquerdo
Segundo a pesquisa, o lado esquerdo é mais analítico e organizado do que o lado direito. Essa parte do cérebro ajuda você com: lógica, sequenciamento, pensamento linear, matemática, fatos e pensamentos em palavras.
Foto: BBC News Brasil
Lado direito
Já o lado direito do cérebro seria mais visual e intuitivo. As pessoas às vezes se referem a ele como o cérebro analógico, com tendência a imaginação, pensamento holístico, intuição, artes, ritmo e sonhos.
Foto: BBC News Brasil
Contraponto
Neurocientistas decidiram testar isso em 1.000 pessoas. Em uma revisão em 2013, não encontraram nenhuma prova de que essa teoria esteja correta. A ressonância magnética dos estudados revelou que o cérebro humano não favorece um lado.
Foto: Pexels
Resumindo
As áreas exatas de algumas funções podem variar um pouco de pessoa para pessoa. Mas esteja você executando uma função lógica ou criativa, recebe informações de ambos os lados do cérebro.
Foto: Freepik
Siga Byte
Gosta de curiosidades sobre o corpo humano? Então siga o portal de ciência do Terra!
Foto: Canaltech