Veja mitos e lendas sobre eclipses solares em diferentes culturas

Cada cultura interpreta o fenômeno de um jeito; entenda

Foto: Justin Dickey/Unsplash

Fenômeno

Um eclipse solar está programado para o dia 8 de abril. Veja detalhes sobre como as diferentes culturas encaram o evento.

Foto: Canaltech

China

Na China, o evento significa o dragão celestial devorando o Sol. É comum bater panelas e tambores para assustar o dragão e fazê-lo devolver o Sol. Na antiguidade, sacrifícios rituais para apaziguar os deuses e evitar a má sorte também eram comuns.

Foto: Canaltech

Grécia Antiga

Na Grécia Antiga, o fenômeno significava o deus Apolo sendo atacado por um monstro. O momento era de grande perigo e caos, prenunciando eventos terríveis.

Foto: Flipar

Maias

Para os maias, o eclipse solar era uma batalha entre o Sol e a Lua, com a Lua vencendo temporariamente. O momento era de grande significado religioso, com rituais e sacrifícios. Também havia previsões de eventos importantes, como mudanças de governantes ou catástrofes naturais.

Foto: Flipar

Índia

Chamado de Rahu, um demônio, ele era quem engolia o Sol. Eram comuns banhos sagrados e orações para purificar o mundo da influência maligna. O momento era de reflexão e meditação sobre a natureza cíclica da vida.

Foto: Canaltech

Veja mais

No próximo eclipse, planetas escondidos podem aparecer no céu. Saiba mais:

Foto: Canaltech

Siga o Byte

Se você é um amante de astronomia, então siga o Byte e não perca nenhum conteúdo.

Foto: Porto Alegre 24 horas